www.apape.org.br

Edição 14

Julho de 2017



Palavras do Presidente

Meus amigos associados,

Vivemos momentos muito difíceis, o contexto político-social vem sinalizando, ainda, tempos, de incertezas. No entanto, continuamos e devemos continuar batalhando na manutenção de nossos direitos, conquistados com tanto sacrifício.

Não estamos sós, já que participamos de um conjunto de entidades que defendem os mesmos objetivos. Além disso, contamos com a fidelidade de muitos associados, entretanto, não é o suficiente, face aos inúmeros compromissos que precisamos atender. As custas de vários processos sob nossa responsabilidade, são caros e exigem uma assessoria jurídica altamente especializada e, vez por outra, tendo que se deslocar à Brasília.

A elevação constante da inadimplência coloca em risco a nossa capacidade de fazer frente à manutenção dessas ações e processos que podem garantir àqueles direitos tão essenciais a qualidade de vida que arduamente lutamos para conquistar.

Juntos somos fortes e poderemos enfrentar as futuras dificuldades. Para tanto, precisamos que muitos que estão inadimplentes ou atrasados em suas contribuições voltem a colaborar efetivamente com a APAPE e com a luta de todos nós para que aquele sonho de paz e tranquilidade se torne realidade.

Atenciosamente,

Severino Magalhães da Silva
Presidente da Diretoria da APAPE



Acesse nosso site: www.apape.org.br


Prezados Associados,

Providenciar o recadastramento adiante informado é muito importante e deve ser realizado com brevidade para que não haja dificuldade nas autorizações quando solicitadas. Este é um direito adquirido que deve ser preservado com uso correto.

Leia mais »

REFLEXÕES SOBRE OS EFEITOS DAS ENTRADAS E SAIDAS DE CAIXA PARA PAGAMENTOS DE BENEFÍCIOS

Em outras matérias, tratamos da solvência, da maturidade do Plano Petros do Sistema Petrobras -PSPP e dos rendimentos dos investimentos administrados pela Petros.
É importante lembrar que o Plano está fechado desde 2006 quando o Conselho Deliberativo aprovou a alteração no Regulamento, proibindo que novos empregados das patrocinadoras fossem admitidos como participantes. Isso ocorreu contra os votos dos Conselheiros eleitos que mantém independência dos governos e dos partidos políticos.

Leia mais »

A TRILOGIA DO EQUILIBRIO TÉCNICO EM PLANO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADO

Para que um Plano de Benefício Definido (como o PPSP) esteja equilibrado, os três elementos – Patrimônio Líquido (Reserva Constituída), Passivo Atuarial (Provisão Matemática) e Meta Atuarial ou Rentabilidade Esperada dos Investimentos, têm que estar em consonância, a saber:

Leia mais »