www.apape.org.br

Edição 32

Setembro de 2017



O Equacionamento do Plano Petros do Sistema Petrobras – PPSP
foi aprovado pelo Conselho Deliberativo.

A proposta de equacionamento do déficit técnico do PPSP apresentada pela Diretoria Executiva e deliberada pelo Conselho Deliberativo não atendeu às ponderações apresentadas pelos Conselheiros eleitos pelos participantes e assistidos, o que, infelizmente, promove encargos elevados, principalmente para aposentados e pensionistas.

Esta informação já está disponível na página da Petros.

As Diretorias da APAPE e AEPET BR recomendam aos associados que aguardem mais informações e orientação no próximo APAPEPRESS, a ser transmitido nos próximos dias, sobre as medidas que serão tomadas coletivamente e as que poderão ser tomadas individualmente ou em grupos.

Neste momento, a informação é de que nenhum desconto novo a título de contribuição extraordinária será realizado antes da aprovação do equacionamento pelo órgão governamental competente para tanto, que é a PREVIC. A previsão da direção da Petros é que os descontos somente se iniciem no final deste ano.

No dia 25 da corrente, das 10 às 15 horas, com intervalo das 12 às 13 horas, na OAB RJ, no Plenário Evandro Lins e Silva, na Av. Marechal Câmara, 150/4º andares - Castelo – RJ, com capacidade para 150 pessoas, será realizado um evento com debate público dos advogados das Associadas da FENASPE, dos Sindipetros da FNP, do GDPAPE e outros convidados, visando o ajuste do planejamento já estabelecido para ações administrativas e judiciais conjuntas a serem implementadas para o enfrentamento do modelo de equacionamento, ainda em fase de análise e aprovação pelo órgão governamental, e depois, caso seja publicado no Diário Oficial da União.

Agora, mais do que nunca, a presença dos participantes, aposentados e pensionistas neste evento é fundamental, pois estaremos tratando do nosso direito à aposentadoria digna na Casa dos Operadores do Direito.

Precisamos demonstrar representatividade e a força da categoria petroleira, pois é da maior importância contarmos com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil nesta que será a mais dura batalha a ser enfrentada, em face do poder hegemônico dominante no país que não respeita a classe trabalhadora e àqueles que construíram o desenvolvimento nacional e a seus dependentes.

Estejam certos que todas as medidas possíveis serão tomadas, mas o êxito dependerá também da mobilização de todos.

Não deixem de comparecer no dia 25 de setembro próximo no endereço e horários acima indicados.

A APAPE e a AEPET BR realizarão em sua Sede, em dia ser anunciado, uma reunião com associados, prévia ao evento na OAB, para informações e orientação iniciais.


Diretorias da APAPE e AEPET BR
Acesse nosso site: www.apape.org.br



Mudança no Plano de Custeio do Plano Petros do Sistema Petrobras – PPSP

A decisão do Conselho Deliberativo da Petros pode ocorrer no próximo dia 12 realizando mudança no Plano de Custeio do PPSP, visando o seu equacionamento frente aos déficits técnicos de 2015 e 2016.

Leia mais »

O equacionamento do plano petros do sistema Petrobras - PPSP

O Equacionamento do PPSP em fase de deliberação pelo Conselho Deliberativo da Petros se apresenta inviável, porque as patrocinadoras Petrobras e Petrobras Distribuidora não reconhecem que parcela significativa do déficit técnico tem causas conjunturais e estrutural. A estrutural mais importante é a responsabilidade que assumiram em 1984 ao ser determinado pela Petrobras, como Patrocinadora Instituidora, a implantação da alteração do Regulamento do Plano de Benefícios do artigo 41, posteriormente regulamentado pelas Resoluções 32, 32A e 32B.

Leia mais »

Existem especulações entre economistas sobre um possível calote na dívida pública.

Economista escreveu – “O crescimento da dívida pública interna atingirá 100% do Produto Interno Bruto – PIB do Brasil, já na posse do próximo governo. A situação será insustentável, gerando uma completa ingovernabilidade.

Leia mais »