www.apape.org.br

Edição 05

Junho de 2017


Grande Vitória da categoria petroleira

O trabalho perseverante dos Conselheiros Deliberativos e Fiscais da Petros, eleitos pelos participantes e de ação independente do patronal e governo, continuam dando frutos e agora com influência na forma a ser proposta para o equacionamento do déficit técnico correspondente ao Plano Petros do Sistema Petrobras.

O que sempre afirmaram em seus votos e pareceres é que existem dívidas das patrocinadoras Petrobras e Petrobras Distribuidora que precisam ser cobradas pela Diretoria da Fundação, da mesma forma como cobraram dívidas das patrocinadoras do Plano Petros Ultrafértil e do Plano Petros Lanexss.

Uma dessas dívidas foi reconhecida, depois de longo debate, inclusive com base em parecer jurídico independente, pelo Conselho Deliberativo que determinou a Diretoria da Petros cobrar os valores que cabe a Petrobrás pagar, em função das ações de assitidos em que é condenada solidariamente junto com a Petros.

Essa vitória se deu em razão de posicionamentos firmes de Conselheiros Deliberativos independentes e dos diversos pareceres do Conselho Fiscal da Petros nos últimos 14 anos que recomendaram a rejeição das contas da Fundação, entre outros motivos, por falta dessas cobranças.

Os conselheiros eleitos que mantém sua independência em relação aos governos e aos partidos políticos foram obstinados em não aprovar as contas da Petros todos esses anos.

O que dirão agora aqueles que aprovaram essas mesmas contas e, além disso, poderiam ter cobrado essa dívida da Petrobrás e nunca o fizeram.

Manter a mesma estratégia de luta na defesa dos direitos dos participantes e assistidos é o compromisso das Chapas que concorrem nas eleições na Petros: 43 - Ronaldo Tedesco e Marcos André para o Conselho Deliberativo e 52 - Agnelson Camilo e Adaedson para o Conselho Fiscal.



A Diretoria

Acesse nosso site: www.apape.org.br


Eleições para conselheiros da Petros

A APAPE, demais Associadas afiliadas da FENASPE, a própria Federação, o Sindiquimica, o Sindimar e os Sindipetros filiados a FNP e a própria Federação, assim como Conselheiros da Petros Eleitos, com mandatos em vigor e não seguidores do patronal, apoiam nestas eleições na PETROS para o Conselho Deliberativo a duplas 43 - Ronaldo Tedesco e Marcos André e para o Conselho Fiscal a dupla 52 Agnelson Camilo e Adaedson Costa.

Leia mais »

A eloquência dos que não se calaram

Resposta dos Conselheiros Eleitos da Petros ao artigo de José Casado. A coluna de José Casado, na página 15 de O Globo de 30.06.2017 expressou mais uma vez as suas verdades. Mais uma vez, longe da realidade. Os últimos 14 anos foram de muita luta nos conselhos da Petros, fundo de pensão dos petroleiros.

Leia mais »

Eleições para conselheiros da Petros

Prezados Associados e Associadas, estamos nos dirigindo a vocês para informar que a APAPE participou da Assembleia Geral Extraordinária realizada pela Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionista e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros – FENASPE, na qual, por unanimidade, as afiliadas aprovaram indicações de candidatos para as próximas eleições para os Conselhos da PETROS que ocorrerão de 12 a 26 de junho próximo, considerando a experiência, conhecimento técnico dos candidatos e respectivas representatividades dos candidatos a titulares e suplentes perante a categoria para o exercício competente dos mandatos, recomenda e solicita que votem nas chapas.

Leia mais »